Scroll to top

Planta Química


Conheça a Unidade da CBL onde são produzidos os compostos de Lítio

O concentrado de Espodumênio é recebido da Mina da Cachoeira, localizada a cerca de 180km de distância da Planta Química, em Divisa Alegre. A produção dos compostos de Lítio inicia-se com o processo da rota ácida com tecnologia adaptada pela CBL para nossas condições específicas.

Pirometalurgia

O processo de produção do Carbonato de Lítio, composto básico para a produção dos demais derivados, consiste em calcinar o Espodumênio para torná-lo suscetível ao ataque ácido, que em seguida é moído e sulfatado com Ácido Sulfúrico.

Este material é lixiviado com água, sua polpa é filtrada e o resíduo sólido é o silicato de alumínio. A solução separada é purificada para ser tratada com Carbonato de Sódio e, assim precipitar o Carbonato de Lítio.

A água mãe da centrifugação do Carbonato, posteriormente reciclada para recuperar o Lítio residual, é basicamente uma solução de sulfato de sódio que contém um pouco de Lítio; após resfriamento, o Sulfato de Sódio Decahidratado é precipitado e desidratado num secador para se obter o sub produto sulfato de Sódio Anidro.

Processo Químico

Parte do Carbonato de Lítio úmido é seca, resfriada e embalada em sacos plásticos para produção e comercialização do grau técnico ou do tipo peletizado. O restante, ainda úmido, é encaminhado como produto intermediário para produção do Hidróxido de Lítio.

O processo de produção do Hidróxido de Lítio consiste em preparar uma polpa com o Carbonato de Lítio e adicionar Hidróxido de Cálcio. Segue-se uma etapa de separação sólido-líquido na qual a solução de Hidóxido de Lítio diluída é separada do Sólido residual.

A solução diluída é evaporada, concentrada e filtrada antes de ser resfriada para cristalizar o Hidóxido de Lítio Monohidratado. Em seguida, é separado por centrifugação e embalado em big bags, sacos plásticos ou em barricas de papelão para comercialização.

Capacidade: 1.500 ton/ano de Carbonato de Lítio Equivalente (LCE).

Diagrama do Processo

Confira o fluxograma de processo CBL para produção de carbonato de lítio grau técnico/grau bateria e hidróxido de lítio monohidratado.