O lítio: um produto estratégico
No momento em que o mundo todo debate a transição energética, o lítio é insumo estratégico para a cadeia de energia limpa. O metal é considerado essencial para eliminar as emissões de carbono (CO2) geradas pelos combustíveis fósseis, responsáveis em grande parte pelo aquecimento global.
​
-
Devido ao seu alto potencial eletroquímico e baixa densidade, o lítio é capaz de armazenar grande quantidade de energia em volumes pequenos, razão pela qual o fornecimento sustentável de baterias de íon-lítio tornou-se um produto estratégico para vários países.
-
Ele se destaca por ser um insumo multiuso, utilizado em todo o mundo como matéria-prima na produção de baterias para dispositivos eletrônicos (smartphones, notebooks e câmeras digitais). Também é usado em várias fases da produção industrial, como graxas lubrificantes, cerâmicas, vidros, polímeros e em fórmulas farmacêuticas.
​
-
O lítio pode resultar em dois isótopos estáveis: o 6Li (lítio-6) e o 7Li (lítio-7). Ambos com aplicação imprescindíveis à indústria nuclear.